17 de mar. de 2014

NOVA ÍCONE NA CAPELA SÃO JOSÉ OPERÁRIO

A capela São José Operário, passou por uma reforma interna, que iniciou ainda no ano passado. Tudo começo com a necessidade de trocar toda a instalação elétrica, pelos problemas que vinha apresentando, e pelo risco de incêndio que poderia acontecer em qualquer momento, por isso tornou-se urgente intervir.
Com a nova instalação, fez-se também a uma nova iluminação da capela. Depois viu-se a necessidade de um novo sacrário. Com a nova iluminação e por ter mexido no teto do presbitério seguiu a reforma do teto e do ambiente do presbitério, com  a retirada da grande cruz que estava no centro, com a prospetiva de colocar outra cruz ou uma pintura sacra. Nas paredes laterais foram escavados   dois  nichos para colocar as imagens de São José Operário e Nossa Senhora Mãe da Divina Providencia. Devidos a estes trabalhos de restauro, viu-se a necessidade de renovar toda a pintura interna da Igreja.
 Para a questão do que colocar no lugar da cruz central, esperamos um tempo para um maior discernimento, e esperar um sinal da Providência, devido à importância da lugar. A espera foi providencial. A Providência nos ajudou a encontrar um pintor de arte sacra, que se propôs a realizar um ÍCONE, estilo bizantino, de acordo com a realidade da capela e a sensibilidade da nossa comunidade. Deixamos a ele a criação da imagem. Assim um dia trouxe-nos a proposta com um esboço do desenho, o qual foi apresentado ao CPP, que unanimemente aprovou a realização da obra. O autor descreve o seu método de trabalho,  baseado, na oração, jejum e penitencia, para poder ser inspirado   na realização do ÍCONE que respondesse àquilo que a comunidade precisaria. Ele diz  não ter pintado mas sim escrito, porque as suas obras devem ser lidas e interpretadas, porque cada traço, cor ou sinal, tudo tem um significado.


Assim no inicio de março iniciou o seu trabalho, que durou uma semana. No domingo seguinte a pintura foi descoberta abençoada e apresentada à comunidade. O autor nesta ocasião descreveu a obra e o método do seu trabalho, e o significado para toda a comunidade.
A obra, apresenta, ao centro sobre uma cruz   o Cristo Glorioso Ressuscitado, com os sinais da paixão nas mão e nos pés, com o  lado aberto, do qual saem sete raios, que indicam os sete sacramentos.  Cristo está no gesto de apontar para o lado aberto demonstrando todo o seu amor pela humanidade. Do lado esquerdo está Maria a Mãe de Jesus, que o autor escreveu como a Mãe Providente, no  gesto materno apontando para o seu Filho Jesus. Do outro lado está São José, o Justo e Castíssimo, com a veste do carpinteiro, e com o lírio na mão representando a sua castidade. Ele está apontando para Jesus. Debaixo do Cristo Gloriosos, foi colocado o sacrário, estando  agora ao centro do presbitério.

A obra foi  muito admirada, e elogiada por muitas pessoas. O conjunto do presbitério da capela São José Operário tornou-se mais acolhedor e inspirador para a oração e a contemplação, através do Ícone que eleva o espirito à oração.

O CRISTO GLORIOSO AO CENTRO E O SACRARIO

MARIA A MÃE PROVIDENTE


SÃO JOSÉ O JUSTO E CASTISSIMO, ESPOSO DE MARIA E MARCENEIRO

COMO SE APRESENTA O PRESBITÉRIO COM OS DOIS NICHOS AOS LADOS

A PARTE DO ALTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário