Nossa História

HISTORIA DA PAROQUIA
A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência foi erigida pelo Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belizário  da Silva, durante a celebração Eucarística da manhã do dia 16 de setembro de 2012, na capela São José Operário, no bairro da Cidade Operária em São Luís do Maranhão e faz parte da Forania São Cristóvão da Arquidiocese de São Luís.
A Paroquia surgiu  do desmembramento da Paróquia mãe, São João Calábria, erigida no dia 4 de setembro de 1988  pelo Arcebispo Metropolitano de são Luís,  Dom Paulo Ponte,   e confiada  ao pastoreio do Padres da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência.
Durante 25 anos, a Paróquia São João Calábria  acompanhou o trabalho  pastoral da Igreja Católica na Cidade Operária, no entanto, embora ela seja a Paróquia mais antiga da Cidade Operária, a primeira igreja católica a surgir na  Cidade Operária, foi a capela da comunidade  São José Operário, que era parte integrante da Obra dos Pobres Servos, no CESJO, e atualmente é a sede   da nova Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.
A paróquia é composta pelas comunidades de Nossa Senhora de Fátima, da Vila Izabel; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Maiobinha, Santo Antônio  na  Associação dos Casais na Barraca de pau, Nossa Senhora das Graças no Recanto dos signos e  São José Operário, que funciona de Matriz.  A Paroquia foi confiada aos Padres do Pobres Servos, que deixaram a paroquia são João Calábria e se dispuseram a iniciar esta Paroquia,   com apoio pastoral da Congregação das Irmãs da Sagrada Família. O Pároco atual é o Pe. Manuel Oliveira Marques da Silva, tendo como vigário o Pe. Sander  Patalo, e conta com ajuda pastoral do Pe. Adelmo Cagliari, e a assessoria dos Ir. Roque, Ir. Claudemir e Ir. Marcio

Localização - Geografia da Paroquia - Contexto de Bairro

A Cidade Operária é um complexo habitacional da Ilha de São Luis, fundada em 1985 e com uma população de 120 mil habitantes. Ela foi construída pelos governadores João Castelo e Luiz Rocha. Na época, foi considerado o maior conjunto habitacional da América Latina. O conjunto foi estruturado em seis grandes unidades que, com o decorrer do tempo, foram se desenvolvendo e deram origem a diversos bairros autônomos de grande densidade como, Santa Clara, Santa Efigênia, Cidade Olímpica, Jardim América, Jardim São Cristóvão, Recanto dos Signos, Recanto dos Pássaros, Vila Flamengo, Apaco, Maiobinha, Geniparana, etc. O bairro fica a cerca de 25 km do centro de São Luís. Geralmente se gasta de 45 minutos à uma hora para chegar ao centro em horário de pico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário