19 de mai. de 2013

FESTA DE PENTECOSTE NA NOSSA PARÓQUIA


CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA DE PENTECOSTES 
INICIO DA VIGILIA AO REDOR DO FOGO
A nossa Paróquia celebrou a Pentecoste com uma vigília de oração, e invocação do dom do Espírito Santo, concluindo com a S. Missa. O ambiente bem preparada, se sentia ser como o grande cenáculo da nossa Paróquia. A vigília foi preparada e organizada pelos vários grupos pastorais e movimentos, especialmente  os jovens.  
Foram vários os momentos desta vigília, com muitos símbolos, tudo centrado sobre a vinda do Espírito Santo. Iniciamos, com o primeiro momento, aquele  do fogo, onde todos nos reunimos ao redor  de uma fogueira, a simbolizar o fogo de Pentecoste, que ilumina, aquece, e queima o que é velho, purificando e dando vida nova. Seguiu a bênção do fogo, de onde foi aceso o Círio Pascal, e as velas da numerosa assembléia participante. Seguimos em procissão para a quadra da escola s. José Operário, em um ambiente de penumbra, para manifestar, a passagem da morte à vida nova,  segui o segundo momento aquele da água, e bênção da água na qual todos fomos aspergidos  para lembrar a água do  nosso Batismo, e a vinda do Espírito santo na nossa vida de fé. Neste momento renovamos as nossas  promessas batismais, e fomos aspergidos com a água, do Espírito  que nos purifica para acolher o dom da vida nova do batismo.


Seguiu, depois o momento da Palavra, acolhemos a Palavra de Deus, e escutamos as várias leituras do A.T. desde a criação, á aliança de Deus com o seu povo, à promessa de Deus de renovar o seu povo, tirando-lhe o coração de pedra  para dar-lhe  um coração de carne , renovando-o  e transformando-o  pela força do  se Espírito. Seguiu  o momento do Cenáculo,a entrada dos Apóstolos, com Maria, no meio da assembléia orante, para juntos invocar os dons do Espírito Santo. Seguiu a invocação  de cada dom do Espírito Santo.  O momento alto da celebração foi o momento do glória onde se acenderam todas a luzes, e se exultou de alegria, pela Pentecostes, que estava acontecendo no nosso meio.  Seguiu a celebração eucarística. Depois da Homilia, foram apresentados à comunidade os catequizandos  em preparação para a crisma deste ano, onde fizeram a sua profissão de fé, recitando o símbolo da fé , o creio, e receberam o crucifixo, símbolo do cristão.
No momento da comunhão, outros cinco catequizandos adultos  do catecumenato, que  se preparam na catequese, fizeram  a sua primeira comunhão.
No final  como conclusão desta bonita celebração, foram distribuídos a todos os frutos do Espírito Santo, como dom e compromisso de  viverem na própria vida aqueles  frutos que o Espírito deseja dar na vida de cada um. Foi um celebração muito vivida e partilhada, celebrada com grane espírito de fé, embora  tenha durado três horas, o numeroso povo não se cansou, mas se sentia a grande alegria da Pentecostes que tinha acontecido na vida de cada um.  Vem o Espírito Santo, enche a cada um de nós com os teus dons, renova e transforma a nossa vida, e guia-nos  no caminho certo para sermos verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo.

DO FOGO ACENDE O CIRIO PASCAL

O CIRIO SIMBOLO DA LUZ DE CRISTO QUE ILUMINA A NOITE 

EM PROCISSÃO PARA O LUGAR DA CELEBRAÇÃO

A ASSEMBLEIA COM AS VELAS ACESAS PARTICIPA COM FÉ


MOMENTO DA CELEBRAÇÃO DA ÁGUA PARA LEMBRAR O O NOSSO BATISMO


A ASPERSÃO COM A ÁGUA SINAL DE PURIFICAÇÃO E VIDA NOVA

ENTRONIZAÇÃO  DA PALAVRA


OS APOSTOLOS COM MARIA ENTRAM  NO CENÁCULO

MOMENTO DA INVOCAÇÃO DOS SETE DONS DO ESPIRITO SANTO

OS CRISMANDOS FAZEM A SUA PROFISSÃO DE FÉ

ENTREGA DO CROCIFIXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário