27 de nov. de 2017





 Procissão e Missa encerram Festejo da Mãe da Divina Providência

⚜ Na noite do último domingo (26), comunidades da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e comunidades adjacentes participaram do encerramento do Festejo em homenagem à Padroeira.

As festividades de encerramento iniciaram logo pela manhã com a alvorada festiva. Às 16 horas iniciou-se a concentração, na Paróquia São João Calábria, para a grande Procissão de encerramento com a imagem da Mãe da Divina Providência percorrendo as ruas da Cidade Operária envolvendo os fiéis em momentos de louvores, de muita fé, oração e emoção. 

Ainda, durante a procissão os fieis fizeram uma parada para o abraço no terreno onde está previsto para ser construída a futura maternidade municipal, localizada em frente à Matriz da Paróquia. Um sinal de oração para demonstrar que a comunidade não está indiferente com as obras que foram suspensas e o terreno que se encontra abandonado.

A missa de encerramento foi presidida pelo pároco da mãe da Divina, padre Paulo, e concelebrada pelo vigário, padre Marcos, e padre Admilson, da Paróquia São João Calábria. Durante a homília, padre Paulo comentou as diversas aparições de Nossa Senhora, entre as quais: Nossa Senhora de Fátima, onde Maria apareceu a três pastorinhos, mostrando que é na simplicidade e pureza de coração que Jesus se manifesta. Lembrou também a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe ao índio Juan, destacando que Maria vem em socorro nos dias mais frágeis e necessitados. Nossa Senhora de Lourdes para mostrar que Nossa Senhora vem ao encontro dos doentes e a água que jorra de sua gruta, lugar da aparição, tem efetuado muitas curas milagrosas.

Padre Paulo, também, explicou o significado do quadro de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência. Significado do nome: Nossa porque é Mãe de todos nós; Senhora, porque é Mãe de Nosso Senhor; Divina, porque é Mãe do Rei, de Deus; Mãe, porque é ternura e cuidado; Providência, porque intercede junto a seu Filho por todos nós.
O olhar para baixo, a olhar o menino, mostra uma mãe que está atenta aos seus filhos, que somos todos nós; o menino em seus braços, representa eu, você, todos nós que buscamos em Maria proteção e carinho de mãe. O manto vermelho, significa o sacrifício de Maria em dá o seu Sim; o azul significa o céu, onde ela está com seu Filho cuidando e intercedendo por nós; o véu fino é a pureza e transparência de Maria. 

O encerramento da celebração foi marcado pelo especial momento do ritual do manto de Nossa Senhora passando pelos fieis que, emocionados, entoavam hinos de louvores em uma emocionante demonstração de Fé. 

Mãe da Divina Providência, rogai por nós!
























7 de nov. de 2017


Comunidades da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência já preparam festejo em honra à Mãe da Providência




A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, localizada na Cidade Operária, já prepara mais uma edição do festejo em honra à Padroeira da comunidade. O festejo irá ocorrer no período de 17 a 26 de novembro, na matriz da Paróquia, localizada na Avenida Este Unidade 103, n° 33, na Cidade Operária, próxima à futura maternidade municipal.

A Paróquia foi fundada pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Belizário, durante celebração eucarística, no dia 12 de setembro do ano de 2012. O festejo da Mãe da Divina Providência vem para celebrar a Santa padroeira das Comunidades que pertencem à Cidade Operária com momentos de fé, devoção comunhão e participação de todas as Comunidades adjacentes.

Com o tema: “Maria Mãe da Providência, modelo de mulher evangelizadora” e Lema: “O Todo Poderoso fez em mim maravilhas”, a organização do festejo já iniciou o Pré-festejo que envolve peregrinações, com bênçãos nas ruas, em hospitais, escolas e nas Comunidades que pertencem à Paróquia.

A programação do Festejo, no dia 17 de novembro, iniciará com uma missa que será realizada às 06:30h da manhã; ofício, terço e ladainha, a partir das 18 horas; e a missa celebrada às 19 horas para a grande abertura do festejo da Mãe da Providência.

Durante toda a semana, a programação do festejo reservará momentos de oração, espiritualidade, devoção, bênçãos especiais e comunhão entre os fiéis. A programação cultural será realizada aos finas de semana, sempre com atração musical para animar e envolver as Comunidades, ainda barracas de lanches e comidas. Entre as programações confirmadas para o Festejo, estão: a cantora Teresa Canto, o cantor Roberto Ricci, apresentação do grupo Gamar, ainda, o som das bandas católicas Awerê e Novum.

No último dia do festejo, 26 de novembro, a programação iniciará com a alvorada festiva, às 6 horas da manhã, seguida do ofício, terço e ladainha; e celebração às 8 horas. À tarde, a partir das 16 horas será realizada a procissão com a imagem de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência pelas ruas do bairro, com um convite a uma parada para um abraço simbólico na futura maternidade municipal que se encontra com as obras suspensas, localizada em frente ao terreno da Matriz da Paróquia.

A missa de encerramento do Festejo será celebrada às 18 horas, com o Rito do manto de Nossa Senhora. Em seguida, a noite de encerramento ficará por conta da animação da swingueira católica da banda Awerê.